quarta-feira, 22 de agosto de 2012

UNIVERSIDADE DO PNEU - ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO


BALANCEAMENTO.
 

Desequilíbrio do conjunto.

 O conjunto roda \ pneu normalmente, mesmo novo, não tem uma mesma distribuição de peso (massa) em todos os seus pontos. Essa diferença de peso no conjunto causará um desequilíbrio que dependendo da grandeza e da velocidade de rotação do conjunto acarretará vibrações na direção \ carroceria. Essas vibrações iram afetar (em diferentes graus) o conforto da dirigibilidade, desgastar prematuramente pneus, rolamentos, amortecedores e outros elementos de direção e suspensão.

 

Desequilíbrio Estático:

 Este desequilíbrio caracteriza-se por uma oscilação no sentido vertical do conjunto. Sucessivas “batidas” do pneu na pista afetarão a suspensão e causarão também vibrações na direção. Desgastes em pontos específicos na banda de rodagem do pneu também são sintomas comuns. Este tipo de vibração é percebida a partir dos 50 – 60 km/h tendendo a aumentar com o aumento da rotação.

 

Desequilíbrio Dinâmico Simples.

 Este desequilíbrio é causado por duas forças (massas) opostas, que são sujeitas a vetores opostos quando o conjunto entra em rotação provocando oscilações transversais do conjunto roda pneu. Os efeitos mais visíveis são: Rápido desgaste do pneu, desconforto na dirigibilidade assim como danos a componentes mecânicos e de suspensão.

Este tipo de desequilíbrio começa a ser percebido com vibrações na direção quando a velocidade atinge entre 70 a 80 km/h e tende “a cessar” a partir dos 130 km/h embora as vibrações continuem a ocorrer.

 

 Desequilíbrio Dinâmico Combinado.

 E o caso mais comum e é exatamente a atuação dos dois desequilíbrios (Dinâmico simples e Estático) ao mesmo tempo no conjunto roda pneu. Abaixo figura ilustrativa dos desequilíbrios do conjunto, Estático e Dinâmico Simples consecutivamente.

 


Os desequilíbrios são corrigidos através do Balanceamento. Uma maquina Balanceadora identifica onde e quanto um determinado ponto do conjunto é mais leve para que a correção (equilíbrio de peso) do conjunto seja realizada. Nestes pontos identificados pela Balanceadora, geralmente um ponto interno e outro externo são colocados chumbos que se fixam nas rodas por garra ou cola na medida determinada pela máquina.

Ilustração de um equipamento Balanceador.
 
 


Outras Causas de vibrações.

Não é incomum mesmo tendo o conjunto balanceado, as vibrações persistirem, várias outros problemas podem estar ocorrendo, a saber:


1-      Pneus defeituosos.

2-      Roda centralizada erroneamente no cubo.

3-      Pneu montado erradamente, uma região do pneu ainda não aderiu totalmente no aro.

4-      Flat spot, Quando um pneu fica muito tempo parado, a parte que fica em contato com o chão pode tornar-se plana, “achatada”. Este ponto deformado, enquanto rodando e enquanto o pneu estiver “frio” causará vibrações na direção.

5-      Rodas deformadas.

6-      Defeito nos eixos Cardânicos.

7-      Disco de freio deformado.

8-      Tambores de freios deformados.

9-      Amortecedores com defeito.

 

 
Alinhamento de Rodas.

Para se manter rodas dianteiras paralelas e pneus perfeitamente apoiados na pista, é necessário que os ângulos de alinhamento do conjunto estejam dentro das especificações do fabricante. Um veículo alinhado significa; melhor estabilidade, conservação de componentes e conforto possível.

A correção dos ângulos é feita por um equipamento alinhador eletrônico de alta precisão, todavia é extremamente comum que hajam folgas nos terminais de direção, rolamentos, embuchamentos e pinos de direção, assim como aros empenados e sem que haja tais correções não será possível proceder o correto alinhamento.

A-   Quando proceder ao Alinhamento:

 

1-      Sempre que houver troca de pneus.

2-      Sempre que os pneus apresentarem desgastes irregulares.

3-      Sempre que ocorrerem fortes impactos em buracos ou obstáculos.

4-      Sempre que o veículo puxar de lado ou ficar instável.

5-      Sempre que componentes da suspensão forem substituídos.

6-      A prevenção é a melhor forma de economizar, portanto confira seu alinhamento a cada 10 mil Km rodados.

 

B-    Ângulos de alinhamento.

O procedimento de alinhamento procura avaliar e corrigir três principais Ângulos.

 
Camber.

Camber é o ângulo formado pela inclinação da roda em relação a um plano vertical, ou seja, em direção ao solo. Os valores do Camber prescritos, normalmente são  mínimos e variam de nulo a positivo. Este ângulo na medido do movimento do carro tende a se anular de modo que as rodas fiquem perpendiculares ao solo.

Em linguagem simplificada: “Roda tombada para dentro ou para fora”

O Camber incorreto causará desgaste rápido em um dos lados do pneu, assim como direção desconfortável e perda de estabilidade.

 
Caster.

É o ângulo formado pela inclinação longitudinal do pino mestre ou da linha que passa pelos pivôs em relação a um plano vertical. Tal ângulo tem a finalidade de permitir o retorno das rodas dianteiras à sua posição inicial após efetuada uma curva.

Em linguagem simplificada: “Quando as rodas dianteiras estão adiantadas ou atrasadas devido a uma inclinação errada dos amortecedores”

O Caster irregular fará com que o veículo derive para o lado cuja roda estiver mais atrasada provocando arrastamento desta, desgastando rapidamente o pneu, afeito “shimmy” na marcha retilínea, assim como perda de estabilidade nas curvas, direção muito leve quando em velocidade, ou muito pesada quando em manobra.

 

Convergência e Divergência(toe-in) e (tou-out)

O correto é que haja um perfeito paralelismo das rodas dianteiras e traseiras, para que não ocorram arrastamentos dos pneus.  A resistência do solo ao rolamento dos pneus e ás folgas do sistema de direção que ocorrem com o tempo tende provocar abertura das rodas e ao contrário, a força motriz tende causar fechamento das rodas, desta forma valores de convergência e divergência devem ser mantidos nos valores determinados pelo fabricante evitando-se os danos comuns a ângulos incorretos.

Em linguagem Simplificada: “Quando as rodas estão muito abertas ou fechadas”
 
Os esquemas abaixo ilustram e facilitam o entendimento de ângulos e danos aos pneus.

Ângulos:

 
Danos nos pneus:



Alinhador Computadorizada de Rodas:
 

 Serviço de alinhamento:

 

Ao levar seu veículo em um profissional alinhador o alinhamento da suspensão encontra-se em três níveis; 1- Alinhamento básico – Ajuste da convergência e centralização do volante. 2-Alinhamento básico mais ajuste de câmber e caster caso necessário; 3- Alinhamento básico mais caster e câmber e troca de peças, buchas ou pivôs, caso necessário, sendo que o preço cobrado mínimo é o preço do alinhamento básico e será alterado para cima de acordo com a necessidade de ajustes em outros ângulos e troca de peças.

Duas questões importantes relacionadas com o resultado do serviço; o cliente sempre poderá escolher realizar somente o alinhamento básico independente de outras necessidades que eventualmente o véiculo tenha de ajuste, todavia o cliente deve estar bem consciente que os resultados ou a durabilidade destes estarão comprometidos.

 

 

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